China retira suspensão de exportações de dois frigoríficos brasileiros

Ministro Carlos Fávaro confirmou a liberação de uma planta para aves e suínos em Mato Grosso e outra de bovinos no Pará

|
Para ministro, "isso mostra que, independentemente de qualquer crise sanitária, o Brasil tem um bom controle". (foto - acervo Agrofy News)

Para ministro, "isso mostra que, independentemente de qualquer crise sanitária, o Brasil tem um bom controle". (foto - acervo Agrofy News)

16deMaiode2023ás14:49

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou em vídeo publicado nas suas redes sociais nesta terça-feira (dia 16), a liberação do governo da China para que dois frigoríficos brasileiros retomem as exportações de carne para o país asiático. 

De acordo com Fávaro, a Administração Geral de Aduanas da China (GACC) derrubou a suspensão de uma planta frigorífica da BRF para aves e suínos de Lucas do Rio verde, no Mato Grosso do Sul, que vinha desde 2020, e também de uma unidade de abate de bovinos da Masterboi em São Geraldo do Araguaia no Pará.

“Depois de um dia tenso com a confirmação de casos de gripe aviária em aves silvestres no litoral brasileiro, nós comprovamos na prática o que sempre dizemos: que o sistema brasileiro de defesa agropecuária é eficiente, transparente e garante a qualidade dos nossos produtos”, disse Fávaro, associando o anúncio da China como ao momento delicado do Brasil após os casos de Influenza Aviária em aves silvestres no Espírito Santo.

“Isso mostra que, independentemente de qualquer crise sanitária, o Brasil tem um bom controle e continua exportando para os mercados mais exigentes”, diz o ministro no vídeo da postagem.