Aprosoja pede ajuda ao governo após baixa histórica no preço da soja
Entidade argumenta que grandes e médios produtores também estão descobertos
|Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimou a safra mundial em 410,58 milhões de toneladas na temporada 2023/24, um novo recorde
A Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) apelou por ajuda do Governo Federal após o setor amargar sete meses consecutivos de baixas nas cotações da soja, que opera há semanas nos patamares mais baixos desde setembro de 2020.
Segundo o Cepea, a saca de 60 kg de soja fechou a última sexta-feira (dia 19) a R$ 136,45.
Os valores da aleaginosa estão em baixa nos mercados interno e externo, pressionados pela finalização da colheita no Brasil e pelas condições climáticas favoráveis à semeadura da oleaginosa no Hemisfério Norte.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimou a safra mundial em 410,58 milhões de toneladas na temporada 2023/24, um novo recorde e 10,8% superior às 370,4 milhões de toneladas projetadas para a safra atual (2022/23).
De acordo com levantamento do Cepea, o enfraquecimento da demanda externa também pesou sobre as cotações, visto que consumidores globais estão postergando as aquisições, na expectativa de adquirir lotes a preços menores nas próximas semanas.
Queda nas importações de soja da China
Prova disso foi a redução das importações da China em abril. Os embarques de soja do Brasil para a China caíram em abril ante o mesmo mês do ano anterior, enquanto as compras de produto dos Estados Unidos aumentaram.