Junho: como será o clima no Brasil?

Previsão mês chuvas localizadas no Norte e Nordeste; irregularidade no Sul e seca na região central

|
Prognóstico climático do Inmet também traz seu possível impacto na safra de grãos 2022/23. (foto - Pixabay)

Prognóstico climático do Inmet também traz seu possível impacto na safra de grãos 2022/23. (foto - Pixabay)

30deMaiode2023ás10:06

Como será o clima de junho, que se inicia na próxima quinta-feira (dia 1º)? Onde choverá mais? Será que a temperatura caíra em todo o Brasil? O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira (dia 29) a previsão para o sexto mês de 2023.

A previsão é de seca na região central, frio no Sudeste, clima irregular no Sul e chuvas acima da média no noroeste da Região Norte, Amapá, nordeste do Pará, além de áreas pontuais do extremo norte e da costa leste da Região Nordeste, com volumes que podem ultrapassar 200 milímetros (mm).

De acordo com meteorologista do Inmet, no interior do Nordeste, Acre, Rondônia, sul do Amazonas e sudeste do Pará, são previstas chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média, principalmente no Matopiba (região que engloba o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), onde existe uma redução das chuvas nesta época do ano, com predomínio de dias consecutivos sem chuva.

Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão indica chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média, porém, não se descartam volumes mais localizados no litoral da Região Sudeste devido a passagem de frentes frias pelo oceano, que podem causar instabilidades nestas áreas.

Com a redução das chuvas na parte central do País, ocorre a diminuição da umidade relativa do ar, elevando as temperaturas máximas no decorrer dos dias.

Para a Região Sul, são previstas chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média, com volumes que podem variar entre 100 mm e 200 mm. Assim como no Sudeste, a passagem de frentes frias poderá causar pancadas de chuva em alguns dias do mês.