Horsch apresenta ao mundo sua plantadeira autônoma

Empresa alemã escolheu o Brasil, na Bahia Farm Show, como palco para a novidade

|
O conceito da semeadora Horsch RO G 500 é projetado de forma a permitir larguras de trabalho de até 36 metros. (foto - captura)

O conceito da semeadora Horsch RO G 500 é projetado de forma a permitir larguras de trabalho de até 36 metros. (foto - captura)

05deJunhode2023ás17:26

A alemã Horsch escolheu o Brasil, mais especificamente o Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, para apresentar ao mundo seu conceito de plantadeira autônoma, a Gantry RO G 500.

O projeto, que começou a ser idealizado há 20 anos, tornou-se enfim realidade com a evolução da ciência da computação, sensores e diversos outros sistemas na vanguarda da tecnologia mundial no agronegócio e de autonomia de veículos.

A apresentação acontece depois que a máquina passou todo o segundo semestre de 2022 trabalhando a semeadura de soja na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), no nordeste do Brasil, a fim de validar todo seu conjunto tecnológico.

“A Horsch RO G 500 é uma semeadora autopropelida com a capacidade de percorrer autonomamente as linhas previamente planejadas no computador. A máquina apresentada ao público agora permite à Horsch dar passos significativos em direção à plena automação e autonomia no campo”, afirma o CEO da empresa no Brasil, Rodrigo Duck.

Plantadeira autônoma  

Tecnicamente, a Horsch RO G 500 possui uma unidade de motorização centralizada, posicionada acima das linhas de plantio. O tracionamento é frontal e traseiro, com espaçamento entre eixos de 11 e 4 metros, respectivamente.

Com essa configuração, contando com rodados grandes, ela passa apenas uma vez na linha prevista para evitar compactação, principalmente em solos úmidos.  Além disso, conta com tanques centrais de sementes com capacidade total de 12.000 litros.