Cotação da arroba bovina tem impulso com aumento da exportação
Contudo, sequência de altas depende de recuperação do consumo interno
|Volume exportado pode ultrapassar as 240 mil toneladas em junho. (foto - divulgação)
A cotação da arroba do boi gordo ganhou força no início de junho após a recuperação das exportações do produto em maio, mês com melhores resultados em 2023 até agora.
O preço da arroba de carne bovina, segundo o Cepea, já registra alta de 2,53% nas duas primeiras semanas de junho, contra perdas acumuladas de 10,37% no mês anterior.
A influência das vendas externas de carne bovina nos preços do produto no mercado interno é cada vez mais forte. Como exemplo, o período posterior ao embargo chinês devido a casos de vaca louca atípica fomentou baixas nos preços, apesar de não ser o único fator.
Com a situação normalizada desde março no principal destino dos embarques, as exportações brasileiras de carne bovina in natura atingiram em maio o maior volume de 2023 e também um recorde para o mês.
Exportações de carne bovina
Segundo pesquisadores do Cepea, o resultado se deve justamente à intensificação dos envios à China. Dados da Secex mostram que o Brasil escoou a todos os destinos 168 mil toneladas de carne bovina em maio, expressiva alta de 52,7% frente à quantidade de abril de 2023 e 10% acima da de maio de 2022.