World Agritech Summit: “agro pode ser herói das mudanças climáticas”
Inovação para a sustentabilidade é destaque nos primeiros painéis do evento internacional que ocorre hoje e amanhã em São Paulo
Conceito de agricultura regenerativa ainda "assusta" pequenos e médios produtores
Boa parte da fina-flor da inovação agro no continente está reunida em São Paulo, entre hoje e amanhã, na terceira edição World Agritech Summit South America.
Apesar das várias frentes tecnológicas para o setor, a sustentabilidade foi o foco principal nos painéis realizados na manhã de hoje.
Não era para menos já que inovação e sustentabilidade certamente caminham de mãos dadas. É difícil imaginar, no contexto atual, uma nova tecnologia agropecuária que não considere aspectos como pegada de carbono, otimização do uso de insumos ou, de forma mais ampla, a eficiência em todos os elos da cadeia.
O Agrofy News entrevistou alguns palestrantes sobre o tema e a tônica é de que a adoção da agricultura sustentável e regenerativa avança em passos definitivos, mas em ritmo ainda mais lento do que o desejável.
Afinal, segundo relatórios da ONU, é preciso reduzir as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) drasticamente a fim de evitar o agravamento das mudanças climáticas, que poderiam ser ainda mais dramáticas em diversas partes do planeta.
Aline Tristão Bernardes, chefe de sustentabilidade na Soleum, as grandes empresas e grupos têm condições de avançar na promoção da agricultura regenerativa mais rápido.