Brasil detém 58,7% das fintechs da América Latina
Necessidade de crédito para o agronegócio impulsiona segmento no país
|O Brasil lidera o setor de fintechs na América Latina com importante contribuição do agronegócio. O país detém 58,7% das 2712 startups com soluções financeiras ativas no continente.
Independentemente disso, o setor de fintech na América Latina está emergindo como um componente vital na transformação digital e econômica e demonstra um crescimento robusto, especialmente em áreas como crédito e meios de pagamento.
Segundo o relatório “Fintech Report” do Distrito BR, o público-alvo é predominantemente o B2B (business-to-business), com a maior parte das startups sendo remuneradas por cada transação.
“Os recentes movimentos do Banco Central, incluindo a expansão do Pix, o desenvolvimento do Drex e a regulação do Banking as a Service (BaaS), estão impulsionando a inovação e a inclusão financeira”, analisa o estudo.
A nova legislação tributária para fintechs, que permite a apuração do Imposto de Renda com base no lucro presumido, também está incentivando o crescimento e a inovação no setor, tornando-o mais competitivo.