Homenagem: Alysson Paolinelli conta a história da revolução da agricultura tropical no Brasil

Um dos maiores nomes da agricultura em todos os tempos, ele está internado em estado grave em Belo Horizonte

O Sr. Alysson, apesar de amplamente reconhecido e laureado em todo o planeta, preserva a simplicidade, humildade e empatia dos grandes seres humanos.

O Sr. Alysson, apesar de amplamente reconhecido e laureado em todo o planeta, preserva a simplicidade, humildade e empatia dos grandes seres humanos.

27deJunhode2023ás10:41

Alysson Paolinelli, conhecido como o "pai da agricultura tropical", é uma unanimidade na agricultura mundial.

Por meio de sua visão estratégica e iniciativas públicas, o Brasil transformou-se de um importador no início da década de 1970 em um dos três maiores exportadores de alimentos no mundo

Nessa entrevista, realizada há alguns meses, ele conta ao Agrofy News como esta jornada do agronegócio brasileiro ocorreu e quais são os desafios e as perspectivas para o setor na atualidade.

Atualmente, ele está internado em estado grave em Belo Horizonte e assim quisemos homenageá-lo como reverência a toda sua contribuição ao agro, à sociedade brasileira e, também, pela paz mundial por meio da produção de alimentos, fibras e combustíveis.

As informações mais recentes do hospial Hospital Madre Teresa indicam que Paolinelli apresenta um quadro de embolia pulmonar após cirurgia no fêmur há cerca de um mês.

Segundo a rádio Itatiaia, os médicos o alertaram que havia apenas 50% da cirurgia ser bem sucedida. Mesmo assim, ele quis arriscar porque, sendo muito ativo, não suportaria viver em cima de uma cadeira de rodas.

Vale dizer que o Dr. Alysson, apesar de amplamente reconhecido e laureado em todo o planeta, preserva a simplicidade, humildade e empatia dos grandes seres humanos.

Também por isso, merece todas as homenagens. 

Força Dr. Alysson!

Confira tudo isso na entrevista a seguir:


A história de Alysson Paolinelli

Alysson Paolinelli nasceu em 10 de julho de 1936 na cidade mineira de Bambuí/MG, filho único do engenheiro-agrônomo Antônio Paulinelli de Carvalho e da professora Adalgisa Luchesi Paulinelli.

Em 1959, quando ainda com 23 anos de idade, graduou-se na Escola de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Lavras/MG, recebendo honraria como o melhor aluno da turma. Por isso, foi imediatamente convidado para assumir uma cadeira de professor na ESAL, cargo que prontamente aceitou.

Em 1966 – 1967 ocupou o cargo de vice-diretor da ESAL, sendo que em 1967 – 1971 exerceu o cargo de diretor da referida instituição. Em seguida, foi convidado para o cargo de Secretário de Agricultura do Estado de Minas Gerais (1971 – 1974).

Como secretário de agricultura de Minas Gerais, fez um trabalho extraordinário. Isso possibilitou que fosse convidado pelo presidente Ernesto Geisel para assumir o Ministério da Agricultura do Brasil, cargo que ocupou de 1974 a 1979 e que representou a grande virada da agricultura brasileira.

Grandes momentos no Ministério da Agricultura

O período que esteve à frente do Ministério da Agricultura (1974 – 1979) teve uma importância transformadora e fundamental para o país.