Bebidas adulteradas acendem alerta no Carnaval; veja como evitar intoxicação
Vários estados brasileiros já emitiram alertas sobre risco de intoxicação, principalmente por metanol, e devem intensificar fiscalização durante os dias de festa
|
Com o Carnaval chegando e o consumo de álcool aumentando em festas, blocos e encontros entre a galera, autoridades de saúde de vários estados brasileiros estão emitindo alertas à população sobre o risco de intoxicação por metanol, substância altamente tóxica que pode estar presente em bebidas adulteradas.
O governo de São Paulo, por exemplo, intensificou nos últimos dias ações de vigilância e fiscalização para prevenir casos de intoxicação por metanol durante a folia, com campanhas de orientação e operações em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas.
Em nota, o Centro de Vigilância Sanitária disse que estará com efetivo em campo, para proibir a venda a menores de 18 anos.
No Rio de Janeiro, um laboratório móvel vai testar bebidas vendidas pelas ruas. O técnico faz a coleta com uma seringa e injeta em um equipamento, que vai analisar a composição e indicar se ela é adequada (ou não) ao consumo.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
>> ENCONTRE PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA O AGRO NO AGROFY MARKET
Em caso positivo de adulteração, as bebidas serão imediatamente apreendidas e o fornecedor será autuado.
O Carnaval baiano também está no alvo de operações mais ostensivas, neste caso, organizadas pela Polícia Militar junto com o Procon. Inicialmente, a operação vai focar em camarotes e espaços privados, podendo se estender caso as autoridades entendam necessário.