Irrigação deslocou o eixo da Terra em 78 cm para o leste, diz pesquisa

De 1993 a 2010, a irrigação ajudou a levar o Polo Norte em direção à Groenlândia

|
Irrigação teria contribuído para elevar o nível dos oceanos em 6 mm em 17 anos, o que deslocaria o Polo Norte. (foto - divulgação)

Irrigação teria contribuído para elevar o nível dos oceanos em 6 mm em 17 anos, o que deslocaria o Polo Norte. (foto - divulgação)

29deJunhode2023ás12:49

O escoamento de água dos continentes para o mar por meio da irrigação pode ter mudado a rotação do planeta Terra. A surpreendente conclusão foi obtida por simulações de computador realizadas por cientistas da Universidade do Texas.

Segundo publicação no Geophysical Research Letters, apenas a irrigação deslocou o Pólo Norte em cerca de 78 centímetros entre 1993 a 2010, com o Pólo Norte indo em direção ao leste da Groenlândia.

Isso tornaria a irrigação o segundo maior contribuinte para a deriva polar após a recuperação contínua da superfície da Terra após o recuo das geleiras desde a última era glacial.

Os pesquisadores sabem há muito tempo que o Pólo Norte vagueia pela paisagem marítima do Ártico em um círculo de alguns metros de diâmetro.

Padrões climáticos sazonais causam parte dessa deriva cíclica, e variações de longo prazo na temperatura e salinidade da água do oceano ajudam a conduzir uma oscilação de 14 meses chamada de oscilação de Chandler.