FIIB: “Brasil deve ampliar área irrigada em 75% até 2040”

Evento promove debate amplo sobre irrigação na agropecuária

Em 2020, a irrigação cresceu 19% em relação ao ano anterior, com mais 250 mil hectares irrigados. (foto - Getty Image)

Em 2020, a irrigação cresceu 19% em relação ao ano anterior, com mais 250 mil hectares irrigados. (foto - Getty Image)

17deAgostode2022ás10:21

A Feira Internacional da Irrigação Brasil 2022 (FIIB) e o XXXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONIRD) começaram ontem (dia 16) e seguem até a amanhã (18), no Royal Palma Plaza, em Campinas.

A irrigação está no centro de questões como segurança alimentar, sustentabilidade e aproveitamento da água, energia e fertilizantes, especialmente com as cada vez mais evidentes alterações de padrões de chuva, segundo autores, dadas as mudanças climáticas.

O Brasil aparece em sexto lugar na lista dos 10 países com a maior área equipada para irrigação do mundo, segundo dados da Organização de Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

Em 2020, a irrigação cresceu 19% em relação ao ano anterior, contabilizando aumento de 250 mil hectares irrigados, de acordo com a Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

De acordo com o Atlas da Irrigação, a área irrigada no país chega atualmente a 8,2 milhões de hectares, apenas 3% da área produtiva ocupada pela agropecuária no Brasil.

A perspectiva do setor é que até 2040 o número de hectares irrigados no Brasil aumente 75% em relação ao cenário atual. Tanto é assim que, no final do ano passado, foi criada a Rede Nacional dos Irrigantes (RNAI) para conectar esforços e representar o setor em debates políticos e sobre legislação.