Conab vai comprar 500 mil toneladas de milho para formar estoques públicos

Produtores de Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Tocantins estão autorizados a fazer a venda

|
Compra do milho só será finalizada pela Conab se o produto atender aos padrões exigidos

Compra do milho só será finalizada pela Conab se o produto atender aos padrões exigidos

29deJunhode2023ás14:04

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai comprar 500 mil toneladas de milho dos produtores rurais para formar estoques públicos. A compra pelo governo vai custar R$ 400 milhões.

A obtenção será feita por meio do mecanismo de Aquisições do Governo Federal (AGF), previsto na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), o que equivale a aproximadamente 8,3 milhões de sacas de 60 quilos do cereal. A medida foi autorizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A Conab volta a fazer estoques públicos. Vamos incentivar os agricultores a plantar e vamos garantir preço mínimo para a produção. Temos uma previsão de safra recorde de milho, mas os preços estão caindo. Então iniciaremos a compra pelo milho. Com essa ação da Conab, combatemos a inflação dos alimentos, visando levar comida à mesa de todos os brasileiros e brasileiras”, reforça o presidente da Conab, Edegar Pretto.

Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro “esses R$ 400 milhões, o governo não queimou, não jogou fora.”