Operação apreende 275 litros de agrotóxicos sem registro no interior de São Paulo

Produto retido em Limeira também não possui autorização do Ibama

|
Segundo o ministério, os agrotóxicos ilegais, sem registro na pasta, constituem risco para a agropecuária, saúde e meio ambiente

Segundo o ministério, os agrotóxicos ilegais, sem registro na pasta, constituem risco para a agropecuária, saúde e meio ambiente

04deJulhode2023ás11:03

Uma operação conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Polícia Rodoviária Federal e Ibama apreendeu 275 litros de agrotóxicos sem registro em estabelecimento comercial, em Limeira, interior de São Paulo.

A apreensão aconteceu na última quarta-feira (dia 28), porém só foi divulgada ontem (dia 3). O produto apreendido não possui registro no Mapa e nem autorização do Ibama, além de apresentar em seu rótulo a descrição de agrotóxico com ação desalojante, repelente, fungicida, nematecida e acaricia. 

Segundo o ministério, os agrotóxicos ilegais, sem registro na pasta, constituem risco para a agropecuária, pela ausência de procedência e eficácia do produto para o controle e combate às pragas e risco a saúde, pela exposição a ingredientes ativos e componentes desconhecidos, tanto dos usuários, durante a aplicação do produto, como dos consumidores de alimentos.