Quais são as novas profissões da Agricultura 4.0?
Listamos 14 dos profissionais "do futuro" ( e do presente) dentro das fazendas
A atual 4ª Revolução Agrícola, segundo diferentes autores, terá consequências comparáveis às três revoluções anteriores
A agropecuária vive um processo de enorme transformação, paralelo à chamada Indústria 4.0, com a chamada Agricultura 4.0 e a adoção de um conjunto de tecnologias antes muito distantes do campo.
A atual 4ª Revolução Agrícola, segundo diferentes autores, terá consequências comparáveis às três revoluções anteriores, que foram marcadas pela própria agricultura intencional há 12 mil anos, o arado mecânico no século XVIII ou o suo de maquinário a combustão e químicos no século XX.
Não é para menos, já que o uso de recursos digitais, também chamados Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), maquinários avançados e robótica, biologia avançada (GMO, CRISPR e engenharia genética) e química moderna, nanotecnologia, IoT (Internet das Coisas), entre outras, já levou o setor a novos níveis com apenas uma fração de todo esse potencial.
Enfim, a agricultura 4.0, de precisão, digial ou Agro 4.0 é caracterizada pela adoção de tecnologias avançadas e inovações digitais para otimizar os processos agrícolas. E essa nova era da agricultura e da pecuária impulsionou o surgimento de várias profissões que estão alinhadas com essa abordagem tecnológica.
Vale dizer, no entanto, que as profissões tradicionais não serão substituídas, pelo contrário, seus profissionais, inclusive, poderão avançar com tais ferramentas e alcançar mais eficiência em suas tarefas. Em outros casos, funções novas e tradicionais conviverão e assim por diante.
Por isso preparamos a lista a seguir com algumas das principais novas profissões relacionadas à agropecuária dentro das fazendas.