Tragédia na C. Vale teve mais de uma explosão no complexo

Silos e tubulações conectados podem ter ampliado os estragos e o número de vítimas

|
Silos possuem os elementos necessários para explosões que são oxigênio, combustível em espaço fechado e possibilidade de ignição. (foto - redes sociais)

Silos possuem os elementos necessários para explosões que são oxigênio, combustível em espaço fechado e possibilidade de ignição. (foto - redes sociais)

27deJulhode2023ás11:56

A tragédia na unidade da C.Vale em Palotina (PR), que matou oito pessoas, foi provocada por uma sequência de explosões e não apenas uma. Um vídeo registrado em uma residência próxima do local mostra, ao menos, três grandes estouros.

O Agrofy News Brasil localizou um vídeo nas redes socias que mostra uma sequência de explosões. Pelo relógio no canto superior esquerdo da tela, o primeiro estrondo ocorreu precisamente às 17h02m00s. Ele foi seguido de um segundo às 17h02m02s e de um terceiro às 17h02m09s.

Isso pode indicar que o fogo percorreu a tubulação que conecta diferentes estruturas, agravando ainda mais os estragos e a dimensão da tragédia. Até o momento, no entanto, as causas e a sequência de fatos ainda são desconhecidas.

O major Zajac, do Corpo de Bombeiros do Paraná, disse que as causas da explosão serão investigadas pelos peritos da polícia científica. Ele, no entanto, antecipou algumas das hipóteses sobre quais substâncias presentes no local poderiam ter servido de combustível para a explosão.

O acidente aconteceu enquanto alguns funcionários da cooperativa estavam fazendo a manutenção da estrutura, que estava cheio de milho.