Queda dos preços do café e reforma tributária são debatidas pela CNA
Uma série de ações para cadeia do produto foram pauta de discussão da Comissão Nacional
|
Na safra 2022/23, o Brasil exportou 35,626 milhões de sacas de 60 kg de café
A Comissão Nacional do Café da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu uma série de ações para cadeia do café. Entre os assuntos debatidos estavam o 2° Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados da CNA, queda dos preços, a reforma tributária e seus reflexos sobre o setor do café e a entrada da CNA como membro do Conselho Global da Global Coffee Platform.
Durante o encontro, a assessora técnica do Núcleo Econômico da CNA, Maria Angélica Feijó, falou sobre os avanços na reforma tributária em relação ao agro com foco no substitutivo à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 45/2019, que será analisada no Senado Federal em agosto.
De acordo com ela, o Sistema CNA atuou fortemente na Câmara dos Deputados para que o agronegócio tenha um regime tributário diferenciado, sem burocracias e sem aumento de carga tributária para o produtor rural. A técnica reforçou que a CNA seguirá o trabalho no Senado Federaç dando subsídios técnicos à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Queda de preços
Os membros também debateram a queda nos preços do café que, de acordo com assessora técnica da comissão, Raquel Miranda, está reduzindo drasticamente a margem dos produtores.