Saiba como será o clima no Brasil em agosto

Previsão indica chuva próxima ou abaixo da média nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste

|
Neste período, a redução de chuva na parte central é comum, assim como a diminuição da umidade relativa do ar e a elevação das temperaturas máximas.

Neste período, a redução de chuva na parte central é comum, assim como a diminuição da umidade relativa do ar e a elevação das temperaturas máximas.

31deJulhode2023ás10:13

Como será o clima de agosto, que se inicia amanhã (dia 1º)? Onde choverá mais? Será que a temperatura subirá em todo o Brasil?

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de agosto indica chuva próxima ou abaixo da média nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, o volume pode ficar próximo ou acima da média

Segundo o Inmet, a previsão é de volume de chuva próximo ou ligeiramente abaixo da climatologia (média histórica) do mês no Norte e Nordeste do País, com valores abaixo de 100 milímetros no noroeste da Região Norte e costa leste do Nordeste.

No oeste da Região Nordeste, o tempo é seco nesta época do ano, portanto, a previsão é de volume inferior a 20 mm ou nenhuma chuva em algumas localidades. Em áreas do Pará e Amapá, a chuva pode ficar ligeiramente acima da média, podendo ultrapassar 60 mm.

Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, devem predominar volumes próximos ou ligeiramente abaixo da média, porém, não se descarta chuva localizada no litoral do Sudeste devido à passagem de frentes frias pelo oceano, o que pode causar instabilidades. Neste período, a redução de chuva na parte central do País é comum, assim como a diminuição da umidade relativa do ar e a elevação das temperaturas máximas ao longo dos dias.

Na Região Sul, a previsão é de volumes próximos ou acima da média no leste dos três estados, com valores que podem superar 150 mm.