Brasil embarca 21 mil bois vivos para a Turquia

Transporte acontece via Porto de São Sebastião, litoral de São Paulo e vem sendo acompanhado por equipe do Mapa

|
Em 2023, apenas no Porto de São Sebastião, foram realizados oito embarques, todos para a Turquia, totalizando cerca de 70 mil animais. (Foto - Mapa)

Em 2023, apenas no Porto de São Sebastião, foram realizados oito embarques, todos para a Turquia, totalizando cerca de 70 mil animais. (Foto - Mapa)

01deAgostode2023ás14:14

O Brasil embarca, desde o final de semana, 21.084 bois vivos para a Turquia. Os animais são da raça Brangus, formada pelo cruzamento do Aberdeen Angus com os zebuínos nelore, tabapuã, brahman, etc

O embarque acontece via Porto de São Sebastião, litoral de São Paulo e vem sendo acompanhado por uma equipe do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O trajeto até a Turquia deve durar a semana toda. Em 2023, apenas no Porto de São Sebastião, foram realizados oito embarques, todos para a Turquia, totalizando cerca de 70 mil animais.

As exportações podem ser para engorda, abate imediato ou para reprodução. No caso dos animais que estão embarcando nesta semana, o destino será a engorda.

O Brasil também exporta animais vivos para Egito, Iraque, Palestina, Angola, Argélia, Bolívia, Camboja, Congo, Emirados Árabes Unidos, Equador, Ilhas Maurício, Jordânia, Líbano, Irã, Marrocos, Moçambique, entre outros.

Além de São Sebastião, as exportações ocorrem pelos portos de Rio Grande (RS), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA).

Bem-estar animal

Para garantir o bem-estar animal, os procedimentos começam bem antes, ainda nas fazendas.