Copom reduz Selic pela primeira vez em três anos

Comitê diminui juros básicos da economia para 13,25% ao ano

|
Essa é primeira vez que Banco Central diminui Taxa Selic em três anos

Essa é primeira vez que Banco Central diminui Taxa Selic em três anos

03deAgostode2023ás09:26

Pela primeira vez em quase três anos, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu reduzir a taxa de juros básicos da economia brasileira. A autoridade cortou a taxa Selic em 0,50 ponto percentual, para 13,25% ao ano.

“O comitê avalia que a melhora do quadro inflacionário, refletindo em parte os impactos defasados da política monetária, aliada à queda das expectativas de inflação para prazos mais longos, após decisão recente do Conselho Monetário Nacional sobre a meta para a inflação, permitiram acumular a confiança necessária para iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária”, destacou o Copom, em comunicado, informando que a queda da inflação possibilitou a redução nos juros.

Todos os membros do comitê votaram a favor da redução dos juros. O Copom também informou que os membros do colegiado preveem, por unanimidade, cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões.

Segundo o comunicado, o órgão avalia que esse será o ritmo adequado para manter a política monetária contracionista (juros que desestimulam a economia) necessária para controlar a inflação.

Inflação

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em junho, o indicador ficou negativo em 0,08% e acumula 3,16% em 12 meses. Nos últimos dois meses, a inflação vem caindo por causa dos alimentos e dos combustíveis.