Brasil enfrenta onda de calor e temperatura pode chegar a 40°C
Seis estados, além do DF, serão mais afetados pelas altas temperaturas
|Mato Grosso do Sul pode registrar 40°C nos próximos dias. (Foto - Divulgação/MS)
O Brasil vai enfrentar uma onda de calor que está prevista para atuar ao menos até sábado (dia 26) e tem potencial para provocar recordes de temperatura em pleno inverno no Brasil, podendo chegar a 40ºC.
Segundo boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), seis estados serão mais afetados pela onda de calor, além do Distrito Federal: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
No estado de São Paulo, o pico do calor deve acontecer entre quarta-feira (dia 23) e quinta-feira (dia 24), quando as máximas devem oscilar entre 32°C e 34°C.
Segunda a Defesa Civil de São Paulo, este fenômeno ocorre por conta dos ventos que sopram do noroeste, tornando os dias bastante secos, impulsionando a queda abrupta nos índices de umidade relativa do ar em quase todas as regiões, com exceção para região litorânea do estado.
As situações mais extremas podem ser registradas nas faixas oeste e noroeste paulista, principalmente nas regiões de Jales e Araçatuba, onde os termômetros podem chegar na casa dos 40ºC, no período da tarde. Nestas regiões atenção redobrada também para o índice de Umidade Relativa do Ar, que deve alcançar níveis abaixo dos 20%, aumentando assim o risco para incêndios florestais.
Já na Capital e Região Metropolitana de São Paulo a temperatura máxima poderá chegar aos 34ºC e a umidade relativa do ar atingirá mínima de até 25%, considerado nível de atenção.
No Rio de Janeiro são esperadas máximas à tarde de 36°C a 39°C em muitas cidades, especialmente perto da costa, segundo o serviço de meteorologia MetSul.
Para o Triângulo Mineiro estão previstas máximas de 37°C a 40°C durante a tarde de amanhã (dia 23).