Deputados aprovam Medida Provisória para aumentar salário mínimo

    Texto também prevê ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda

    Por |
    O relator da MP, deputado Merlong Solano (PT-PI), incluiu no texto a política de valorização do salário mínimo. (foto - ilustrativa)

    O relator da MP, deputado Merlong Solano (PT-PI), incluiu no texto a política de valorização do salário mínimo. (foto - ilustrativa)

    24deAgostode2023ás10:33

    A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de ontem (dia 23), a Medida Provisória 1.172/23, que reajusta o salário mínimo para R$ 1.320 e amplia a faixa de isenção da tabela do Imposto de Renda. O texto agora segue para o Senado.

    Desde 1º de maio, o salário mínimo aumentou de R$ 1.302 para R$ 1.320, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou a MP, que entrou em vigor. Porém, o texto precisa ser aprovado pelos deputados federais e senadores ou perde a validade.

    O relator da MP, deputado Merlong Solano (PT-PI), incluiu no texto a política de valorização do salário mínimo, que prevê aumento real equivalente à variação positiva do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores ao de vigência do novo valor.

    A política entrará em vigor a partir de 2024, quando o salário mínimo deve chegar a R$ 1.461.

    Isenção do IR

    Foi incluída ainda ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Quem ganha até R$ 2.640 ao mês não terá de pagar imposto de renda. Atualmente, a isenção é para quem recebe até R$ 1.903,98 mensais.

    Temas nesta notícia