Brasil exporta volume recorde de soja de janeiro até julho
Foram embarcados 72,46 milhões de toneladas nos sete primeiros meses de 2023
|
China comprou no período 62,30 milhões de toneladas, montante 15% superior que o mesmo período de 2022.
O ritmo de comercialização da safra de soja abaixo da média dos últimos cinco anos não impediu que as exportações da oleaginosa nos sete primeiros meses do mês de 2023 fosse recorde. Foram embarcados 72,46 milhões de toneladas de janeiro a julho deste ano, segundo informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O bom desempenho nas vendas ao mercado internacional acontece em meio a maior produção do grão já registrada no Brasil. Segundo o último levantamento da Conab foram colhidos 154,6 milhões de toneladas na safra 2022/23.
Segundo o Departamento Alfandegário da China (GACC), o país asiático comprou no período 62,30 milhões de toneladas, montante 15% superior que o mesmo período de 2022.
“A alta no volume exportado é influenciada pela maior demanda chinesa pelo grão. Os agricultores brasileiros venderam cerca de 80,93% do volume importado até o momento, o que representa 50,42 milhões de toneladas de soja, segundo dados da Secex [Secretaria de Comércio Exterior]”, pondera o analista de mercado da Companhia, Leonardo Amazonas.
Julho
De acordo com a publicação, apenas em julho as exportações de soja foram de 9,70 milhões de toneladas. No último mês, os prêmios de portos foram positivos, o que ajudou no escoamento do grão.