Preço do frete começa a cair com fim da colheita de soja
Conab aponta tendência logística com impacto regional e sinal de retomada nos próximos meses
|
Movimento é observado especialmente em Mato Grosso, onde houve recuo generalizado nas cotações. (Foto: Marcos Vergueiro)
Com o avanço do fim da colheita da soja, as principais rotas de escoamento de grãos em estados produtores começam a registrar queda nos preços dos fretes rodoviários.
O movimento é observado especialmente em Mato Grosso, onde houve recuo generalizado nas cotações, iniciando pelas regiões que encerraram a colheita mais cedo. Os dados constam da edição de abril do Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Apesar da redução momentânea, a Conab prevê que a proximidade da colheita do milho e fatores externos, como a disputa comercial entre Estados Unidos e China, podem sustentar os preços do frete em níveis elevados nos próximos meses.
“Mesmo que a conjuntura momentânea seja de queda, existe a perspectiva de suporte aos preços de fretes rodoviários e aquecimento logístico em um futuro próximo”, afirma o superintendente de Logística Operacional da Conab, Thomé Guth.