Avicultura: biosseguridade e exportações deverão impulsionar setor, diz ABPA

Celebrado hoje (dia 28), o Dia do Avicultor tem motivos especiais para ser comemorado

|
No caso do setor de ovos, a produção total do país deverá chegar a 52,55 bilhões de unidades em 2023

No caso do setor de ovos, a produção total do país deverá chegar a 52,55 bilhões de unidades em 2023

28deAgostode2023ás15:01

Hoje (dia 28) é comemorado o Dia do Avicultor. Segundo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, a biosseguridade e as exportações trazem motivos especiais aos produtores para a data ser bastante comemorada.

Santin destaca que a preservação do status sanitário do Brasil blindou o setor graças a união de esforços.

Após o primeiro registro de Influenza Aviária na história do país (ocorrido em aves silvestres), o trabalho conjunto dos produtores de todo o Brasil, integrados às ações das agroindústrias e ao amplo trabalho de monitoramento e gestão de crise do Ministério da Agricultura permitiram ao país seguir livre da enfermidade, sem qualquer foco na produção comercial, segundo a ABPA.

“Aqui cabe destacar a articulação liderada pelo Ministério da Agricultura, juntamente com o setor produtivo e todos os elos da cadeia, no controle total para a manutenção da biosseguridade. Entre estes, os avicultores são o grande destaque. Em suas mãos está a importante responsabilidade de colocar em prática os protocolos de biosseguridade que protegem o setor produtivo”, ressalta o presidente da ABPA.