Brasil aumentará exportação de aves em 1,5% e de suínos em 12% em 2023
Crescimento vai se repetir na produção com recordes históricos, segundo a ABPA
|Números refletem demanda internacional e capacidade produtiva do setor no Brasil.
O ano de 2023 deve ser marcado por novos aumentos na produção e na presença internacional da avicultura e da suinocultura brasileira. Estas são as projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), apresentadas hoje (16), em coletiva de imprensa realizada na sede da associação em São Paulo.
Carne de frango
Conforme a ABPA, a produção de carne de frango deverá alcançar até 14,95 milhões de toneladas produzidas ao longo dos 12 meses de 2023, número 3% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, com 14,52 milhões de toneladas.
A disponibilidade de produtos no mercado interno deverá alcançar 9,85 milhões de toneladas, volume 1,5% superior às 9,70 milhões de toneladas registradas em 2022. Com isto, o consumo per capita de carne de frango deverá ficar em 46 quilos neste ano, dado 1,5% maior que os 45,2 quilos per capita registrados em 2022.
Pela primeira vez na história, o setor avícola deverá superar a barreira de 5 milhões de toneladas exportadas, se confirmadas as projeções da ABPA. Neste ano, a expectativa da entidade é de embarques totais de 5,20 milhões de toneladas, volume até 8% superior aos embarques registrados em 2022, com 4,82 milhões de toneladas.
“O Brasil deverá seguir ganhando espaço no mercado internacional. Isto, em parte, graças à ampliação dos negócios com os principais parceiros comerciais e à redução dos embarques dos principais concorrentes dos exportadores brasileiros”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.