Brasil é o primeiro país a exportar carne de frango para Israel
País do Oriente Médio é um dos maiores consumidores mundiais “per capita” da proteína animal
|Carne de frango é a proteína animal mais consumida em Israel, em torno de 42,5 quilos per capita por ano
O ministério da Agricultura e Pecuária anunciou que Israel abriu seu mercado para a carne de frango brasileira. A negociação entre os dois países foi finalizada ontem.
O Brasil é o primeiro país do mundo a exportar carne de frango para o mercado israelense. Segundo o Mapa, tal feito atesta o alto nível de credibilidade e confiança do sistema brasileiro de defesa agropecuária.
Representantes do Mapa estão em Israel, onde mantiveram, reuniões com autoridades sanitárias locais e realizaram visitas a estabelecimentos produtivos para coletar informações sobre o processo de produção “kosher” (adequado aos preceitos do judaísmo), ao qual as empresas exportadoras para Israel deverão aderir.
O ministério ressalta que o abate e o processamento “kosher” não afetam a inocuidade dos produtos nem o cumprimento de preceitos de bem-estar animal.
O ministro Carlos Fávaro ressaltou que a gripe aviária de alta patogenicidade não atingiu granjas comerciais do país até o momento porque o avicultor brasileiro é muito eficiente. O Brasil tem 86 casos confirmados de gripe aviária até o momento - 84 em aves silvestres e dois em criações de fundo de quintal.