Agro brasileiro aumenta número de mercados abertos pelo mundo
Agora são 41 as novas aprovações sanitárias de importação para produtos da agropecuária
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Nova Caledônia , Uruguai e Cingapura foram os mais recebtes mercados conquistados
Reforçando a confiança na qualidade e nos controles sanitários e fitossanitários estabelecidos pelos exportadores brasileiros, o agronegócio vem conquistando novos mercados e aumentando suas exportações em 2023.
Desde o início do ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária abriu 41 novos mercados externos nas Américas, Ásia, África e Oceania para a exportação dos mais diversos produtos agropecuários.
As mais recentes foram para importação de crustáceos (camarão e lagosta) e moluscos bivalves (ostra e mexilhão) congelados brasileiros para Cingapura, pescados para o arquipélago Nova Caledônia e material genético suíno para o Uruguai.
O anúncio de congelados para Cingapura é importante conquista em razão do volume de consumo per capita cingapuriano desses produtos, em torno de 22kg de pescados em geral por ano. Em 2022, Cingapura importou aproximadamente US$ 937 milhões de pescados, sobretudo de Malásia, China e Noruega. Desse volume, US$ 223 milhões corresponderam a crustáceos e US$ 115 milhões a moluscos.