Brasil aprimora medidas para comércio de lácteos com Uruguai

Controle de fronteira e dos produtos importados entre os países foi tema da reunião bilateral

|
Na Expointer, foi assinado Protocolo de Intenções firmado entre o Mapa e o Governo do RS com o objetivo de impulsionar a inovação no agronegócio

Na Expointer, foi assinado Protocolo de Intenções firmado entre o Mapa e o Governo do RS com o objetivo de impulsionar a inovação no agronegócio

01deSetembrode2023ás12:05

A crise do setor lácteo brasileiro foi tema da reunião entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura, Grãos e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos. Os dois se encontraram na Expointer, que acontece em Esteio, no Rio Grande do Sul.

Diante das demandas que vêm sendo apresentadas pelo setor leiteiro, um dos pontos de convergência entre os dois países é o aperfeiçoamento das condições de controle de fronteira e dos produtos importados de ambos os lados.

Em entrevista ao jornal Correio do Povo, Fernando Mattos, indicou a ampliação do consumo de leite na merenda escolar para escoar oferta interna brasileira e afastou a possibilidade de o Brasil taxar a importação de lácteos do país.

“Não podemos estabelecer regras de restrição porque estamos no Mercosul integrado, não podemos aplicar aspectos legais que vão contra o espírito de livre circulação de bens e de pessoas. Seria, portanto, uma contradição o Mercosul pedir liberalização de mercados e estabelecermos regras restritivas internas”, disse ao Correio do Povo.

A forte concorrência com o Mercosul é uma das reclamações dos produtores de leite do Brasil. O setor leiteiro nacional vem enfrentando dificuldades em função do aumento da importação do produto, em especial de países vizinhos.