Brasil soma 88 casos de gripe aviária com novos focos em SP e Rio de Janeiro
Ainda não houve registro de gripe aviária em plantéis comerciais
|Tanto São Paulo, quanto o Rio de Janeiro já decretaram estado de emergência zoossanitária em agosto (Foto: Enio Tavares)
O Brasil chegou aos 88 casos de Influenza Aviária (H5N1) de Alta Patogenicidade (IAAP). São 86 em aves silvestres e duas em aves de subsistência, de acordo com a atualização do Ministério de Agricultura e Pecuária.
Os dois novos casos foram detectados em São Paulo e no Rio de Janeiro em aves silvestres Em São Paulo, o foco foi encontrado em Itanhaém, litoral sul de São Paulo, em uma ave da espécie Trinta-réis-de-bando. No Rio de Janeiro, também foi encontrado em um Trinta-réis-real, na cidade de Mangaratiba.
Até a atualização mais recente do Mapa, o Brasil soma 88 focos de gripe aviária (86 em aves silvestres e duas em aves de subsistência), 1.796 investigações realizadas, 449 com coleta de amostras e sete investigações em andamento, com presença nos seguintes estados:
- Espírito Santo: 29 (sendo 28 em aves silvestres e 01 em ave de subsistência)
- Rio de Janeiro: 17 (aves silvestres)
- São Paulo: 15 (aves silvestres)
- Paraná: 12 (aves silvestres)
- Santa Catarina: 10 (9 em ave silvestre e 1 em ave de subsistência)
- Bahia: 4 (aves silvestres)
- Rio Grande do Sul: 1 (ave silvestre)
Apesar do aumento dos casos no país, ainda não houve registro de gripe aviária em plantéis comerciais.
Assim, o Brasil é um dos únicos países que ainda se mantém com o status de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (Gripe Aviária) em aves comerciais, conforme protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).