Plantio direto a lanço acelera recuperação de pastagens degradadas e custa menos
Esse tipo de plantio proporciona economia de até 15% no custo do processo
|Plantio direto a lanço contribui para a manutenção da rentabilidade do sistema produtivo. (Foto - Embrapa)
O plantio direto com semeadura a lanço em substituição ao plantio mecanizado recupera a capacidade produtiva de pastagens degradadas com maior agilidade e menor investimento. A técnica ainda reduz pela metade o tempo para formação da pastagem, com benefícios ambientais.
Além disso, esse tipo de plantio proporciona economia de até 15% no custo do processo de reforma e minimiza o risco de erosão na reforma de pastagens em solos encharcados e com relevo acidentado
É o que aponta uma pesquisa feita pela Embrapa com produtores do Acre. A modalidade a lanço foi testada e recomendada para o capim-xaraés (também conhecido como capim-MG5) e piatã, únicas cultivares de Brachiaria brizantha recomendadas para o estado.
A pecuária é a principal atividade econômica do Acre, com cerca de 24 mil produtores rurais e um rebanho bovino de 4,57 milhões de cabeças, distribuídas em 2,25 milhões de hectares de pastagens, conforme o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o pesquisador Carlos Maurício Andrade, mais de 80% das propriedades rurais acreanas apresentam solos com baixa permeabilidade, sujeitos ao encharcamento durante a estação chuvosa.