MST invade fazenda no interior do Ceará
Ocupação ocorre justamente na reta final da CPI que investiga os atos de invasão de terras no país
|
Movimento reivindica que a fazenda seja desapropriada para que passe por reforma agrária. (Foto-MST)
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiu uma fazenda pertencente ao governo do Ceará, localizada na cidade de Santana do Cariri, interior do estado.
Cerca de 85 famílias ocuparam a fazenda Sítio Ventura, propriedade que pertence à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do governo de Elmano de Freitas (PT) na última segunda-feira.
O movimento reivindica que a fazenda seja desapropriada para que passe por reforma agrária e um assentamento seja montado no local.
Hoje (dia 13), líderes da invasão devem se reunir com representantes da secretaria do governo do Ceará para tentar resolver o impasse. Representantes do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) já se reuniram com membros do MST para discutir a possibilidade de reforma agrária em outras regiões.
Esta não é a primeira vez que o MST recorre as ocupações para pressionar os governos federal e estadual por reforma agrária. O movimento também busca diálogo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).