Onda de calor abre a primavera com termômetros a 48º graus

Inmet eleva para 11 o número de estados sob alerta vermelho, de grande perigo climático, até a próxima terça-feira

|
Em algumas localidades são previstas marcas na casa dos 43°C. (foto - ilustrativa)

Em algumas localidades são previstas marcas na casa dos 43°C. (foto - ilustrativa)

22deSetembrode2023ás17:10

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou, hoje (dia 22), o alerta de “grande perigo” referente a onda de calor que abre a primavera no Brasil. Agora, 11 estados e o Distrito Federal são incluídos na área que pode ter temperaturas extremas até terça-feira (26).

A primavera começa precisamente às 3h50 deste sábado (dia 23) e seu término acontecerá no dia 22 de dezembro, às 0h27, levando em consideração o horário de Brasília.

O alerta anterior era para 9 estados e até domingo (24). A onda de calor atípico na segunda-feira (17) e deve ter o ápice neste fim de semana, com tendência de ainda afetar regiões do interior na próxima semana.

Em algumas localidades são previstas marcas na casa dos 43°C, segundo o órgão. Contudo, vídeos compartilhados nas redes sociais já mostram extremos ainda maiores.

Em Cuiabá, por exemplo, os termômetros registraram 48º graus celsius nesta sexta. Institutos de pesquisa climatológica indicaram que 2023 pode ser o ano mais quente da história, recorde que vem sendo superado com frequência na última década.