Novo ataque russo a porto da Ucrânia reverte quedas na Bolsa de Chicago

Autoridades ucranianas informaram seis mortes e “danos significativos” à estrutura portuária de Odessa

|
Os ataques aéreos visam dificultar a exportação de produtos pela Ucrânia, grande produtora de grãos.

Os ataques aéreos visam dificultar a exportação de produtos pela Ucrânia, grande produtora de grãos.

25deSetembrode2023ás17:52

A série de novos ataques da Rússia ao porto de Odessa, o principal da Ucrânia, reverteu a tendência de baixa nas cotações agrícolas de algumas das principais commodities nesta segunda-feira (dia 25).

A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) tinha baixas para soja, milho e trigo na manhã de hoje, mas fechou com altas após informações sobre as agressões divulgadas por autoridades ucranianas.

Segundo a imprensa internacional, ataques aéreos e bombardeios russos mataram seis pessoas e causaram “danos significativos” à infraestrutura do porto de Odessa, no Mar Negro, e a instalações de armazenamento de grãos.

Os ataques aéreos visam dificultar a exportação de produtos pela Ucrânia. Oleh Kiper, governador de Odessa, disse que as instalações atingidas tinham quase 1 milhão de toneladas de grãos.

Os militares da Ucrânia disseram que 19 drones Shahed de fabricação iraniana e 11 mísseis de cruzeiro foram abatidos durante a noite, a maioria deles direcionados à região de Odesa. As instalações de armazenamento de grãos que foram destruídas foram atingidas por dois mísseis supersônicos, disse.

Trigo tem forte alta

A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços acentuadamente mais altos.