Novo ciclone extratropical no RS marca início da primavera
Já a onda de calor permanece na maior parte do país
|Semana será marcada por fortes chuvas, temporais e até queda de granizo no RS e em SC. (Foto - Fernando Frazão/Ag. Brasil)
A primeira semana da primavera e a última do mês de setembro será marcada por fortes chuvas, temporais e até queda de granizo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Há previsão ainda da chegada de uma frente fria em São Paulo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em contrapartida, a onda de calor permanece na maior parte do país.
“Temos a primeira semana da primavera, mas ainda com padrão do inverno. Tem a atuação de um anticiclone que favorece a abertura de tempo. Ficamos com tempo aberto, com pouca nebulosidade, sem muita possibilidade de chuva em grande parte do país. Temperaturas elevadas e baixa umidade”, informa a meteorologista Andrea Ramos.
Um novo ciclone extratropical deverá se formar na costa do Rio Grande do Sul no fim de hoje (dia 26) e ao longo de amanhã (dia 27). As rajadas de vento irão superar 70 quilômetros por hora.
No início de setembro, um ciclone extratropical causou 49 mortes no Rio Grande do Sul e uma em Santa Catarina.
De acordo com Inmet, o ciclone vai se deslocar para o alto-mar formando uma frente fria e temporais entre Santa Catarina e São Paulo.