Imagem do agro é o maior desafio do setor, diz Fávaro

Ministro afirmou que o produtor brasileiro desenvolve uma agricultura sustentável

|
Ministro participou da  reunião de gestores dos centros de pesquisa da Embrapa, em Brasília (Foto - Carlos Silva/ Mapa)

Ministro participou da reunião de gestores dos centros de pesquisa da Embrapa, em Brasília (Foto - Carlos Silva/ Mapa)

26deSetembrode2023ás10:43

O maior desafio imposto hoje à agricultura brasileira é a valorização da sua imagem em nível mundial. Foi o que afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, durante a segunda reunião de gestores dos centros de pesquisa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em Brasília (DF).

Ele pediu ajuda dos gestores das 43 unidades de pesquisa de todo o Brasil para fortalecer a imagem da agricultura brasileira e afirmou que o produtor atualmente desenvolve uma agricultura sustentável e adota práticas agrícolas que respeitam o meio ambiente, como plantio direto e conservação das bacias hidrográficas.

“Precisamos desmistificar a ideia que o produtor produz fazendo desmatamento ou que é devastador. Não podemos deixar que poucos que desmatam criminalmente, contaminem a imagem dos outros. O produtor brasileiro não é vilão, é eficiente, usa de tecnologia e precisamos mensurar o sequestro do carbono e outros índices e indicadores que comprovem a responsabilidade ambiental na agropecuária”, disse Fávaro.

De acordo com o ministro, é fundamental mostrar aos outros países que as práticas adotadas por 80% dos produtores brasileiros são desenvolvidas sob bases sustentáveis e tecnológicas, graças ao aporte científico da Embrapa.

Fávaro destacou que fortalecer a imagem do agro brasileiro é fundamental para aumentar as exportações do Brasil. Nesse sentido, ele apontou ainda como demanda fundamental continuar investindo em ações de PD&I voltadas à rastreabilidade e em métricas que mensurem a emissão de carbono.