Ipea eleva projeção do PIB agro para 15,5% em 2023
Já cenário em 2024 será próximo da estabilidade, segundo Ipea
|Segundo o Ipea, o crescimento estimado em 61,4% da produção de soja no Sul foi uma das maiores contribuições para o resultado positivo no segundo trimestre. (Foto: Camila Domingues/RS)
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou para cima a projeção para o valor adicionado da produção agropecuária brasileira em 2023. A projeção de crescimento do setor passou de 13,2% para 15,5%.
A perspectiva mais positiva para neste ano em relação aos números divulgados pelo Ipea em junho é justificada pela expansão das principais culturas da lavoura e o bom desempenho das criações de aves e bovinos, divulgados nas mais recentes projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
O Ipea também divulgou a sua primeira projeção para o valor adicionado da agropecuária em 2024. A estimativa do instituto é de um cenário próximo da estabilidade em 2024, com uma leve expansão de 0,4% do valor adicionado do setor agropecuário. Isto porque a expectativa é que a produção de soja cresça 5,1%.
As demais culturas importantes, porém, não devem contribuir positivamente para o ano que vem. A previsão é de que milho e algodão apresentem quedas de 9,1% e 5,5% em suas produções, respectivamente. A pecuária deve ter um bom ano, principalmente por conta dos segmentos de frangos e suínos, enquanto a perspectiva para o de bovinos – que representa a maior contribuição ao valor adicionado de todo o setor agropecuário – é um avanço de apenas 0,1%.