Conheça as principais inovações em máquinas agrícolas de 2023
DLG definiu 18 medalhistas, sendo um de ouro e 17 pratas, do Agritechnica Innovation Awards
|Principais inovações têm foco em eficiência, sustentabilidade e praticidade. (foto - DLG)
A DLG (Sociedade Agrícola Alemã) anunciou hoje os vencedores das medalhas de ouro e prata do Agritechnica Innovation Awards 2023. A feira é um dos principais eventos de máquinas agrícolas do mundo e ocorrerá entre 12 e 18 de novembro em Hanover, na Alemanha, com cobertura exclusiva do Agrofy News.
A tradicional premiação de inovação na indústria de maquinários agrícolas recebeu 251 inscrições, das quais 218 foram aprovadas para a lista de inovações da exposição.
O Júri de Inovação DLG, formados por técnicos e especialistas. premiou uma inovação com a medalha de ouro e 17 inovações com a medalha de prata.
A medalha de Ouro Inovação Agritechnica é conferida a uma inovação que demonstra um novo conceito cuja a funcionalidade muda decisivamente e ou marca uma melhoria substancial em processo existente nas fazendas.
Os principais critérios de seleção são relevância prática na operação agrícola, potencial de lucratividade operacional e benefícios de eficiência, melhoria no meio ambiente e no consumo de energia e redução da carga de trabalho e melhoria da saúde e segurança.
Medalha de ouro:
New Holland - colheitadeira de rotor axial duplo CR
O desempenho das colheitadeiras é cada vez mais determinado pelo seu tamanho, peso e dimensões. Isto aplica-se particularmente ao alargamento dos dutos dentro da máquina, que, no entanto, teria um impacto direto na largura do equipamento, que por sua vez já encontra os limites legais de largura de transporte.
O conceito geral da nova colheitadeira de rotor axial duplo CR da New Holland foi, portanto, concebido para um volume de máxima performance, ao mesmo tempo que cumpre todas as restrições legais.
O elemento central é a tecnologia de acionamento com um motor montado longitudinalmente de acordo com o ângulo de inclinação dos rotores. Assim o sistema também é capaz, pela primeira vez, de resolver o problema básico de distribuição lateral típico das colheitadeiras de rotor axial.
Medalhas de prata:
Steyr - STEYR Híbrido CVT
Entre as diversas medidas que estão a ser implementadas para reduzir as emissões de CO2, o desenvolvimento de alternativas ao motor diesel está relativamente no topo da agenda.
Com o STEYR Hybrid CVT, a CNH apresenta um conceito híbrido modular para tratores padrão de médio e grande porte, que soma a potência mecânica do motor a diesel de 260 CV com o motor elétrico de mais 102 CV.
Esses componentes e a estrutura híbrida serial-paralela permitem inúmeras novas funções nos tratores. Estes incluem a direção elétrica, aceleração rápida durante o transporte e outras.
New Holland - T4 Electric Power
As funções de automação e autonomia aliviam significativamente o esforço do condutor durante longos dias de trabalho. O desenvolvimento de veículos todo-terreno com tecnologias alternativas para reduzir as emissões de CO2 torna muitas vezes mais fácil a implementação de melhorias nesta área.
Com o trator elétrico a bateria T4 Electric Power, a New Holland apresenta interessantes funções de autonomia e segurança. Entre as diversas funcionalidades, o sistema de câmaras permite visão panorâmica de 360°, deteção de implementos montados, desligamento automático, modo follow-me que faz o trator seguir determinada pessoa e ser comandado por gestos.
A New Holland adicionou, portanto, funções significativamente melhoradas às tarefas familiares de um trator que conduzem a uma maior eficiência de trabalho com um elevado nível de segurança ao mesmo tempo.
Wilhelm Stoll - Carregador frontal telescópico
Quem não conhece o problema ao trabalhar com carregadores frontais? Muitas vezes, faltam os últimos centímetros de autonomia num momento. O novo telecarregador da Stoll está equipado com um braço oscilante telescópico e uma “junta extensível”.
Com o tamanho de projeto para tratores de classe média de 4 cilindros, o braço oscilante pode ser estendido em 0,7 metros. Em combinação com a junta extensível, isto permite aumentar o alcance horizontal em 1 metro e a altura de elevação em até 1,5 metro.
Ao adotar a função telescópica, a Stoll evoluiu significativamente a tecnologia do carregador frontal, com grandes benefícios para o uso prático.
New Holland - T7.270 Methane Power
A agricultura oferece inúmeras opções de fornecimento de energia, mas esse potencial tem sido pouco explorado nas operações de campo. O metano proveniente do biogás processado, por exemplo, seria adequado para alimentar máquinas agrícolas.
Com o T7.270 LNG, a New Holland é o primeiro fabricante a apresentar um trator a gás com tanques de GNL. Graças a uma tecnologia especial de parede dupla, os tanques isolados a vácuo podem ser adaptados às condições espaciais típicas dos tratores, o que permite uma capacidade de tanque de 200 kg no T7.270 LNG.
Ao implementar, a New Holland oferece uma opção de propulsão que pode satisfazer os exigentes requisitos do setor agrícola. Isto é combinado com a oportunidade de utilizar o próprio biogás (bio-GNL) como combustível para veículos em ciclos neutros em CO2.