Ciclone provoca terceira mais intensa rajada de vento do mundo

Ventos recordes de mais de 340 quilômetros por hora ocorreram em Taiwan

|
Carro passa por vários postes de energia derrubados pelos ventos do tufão Koinu .(Foto - Sean Chang/Metsul Meteorologia)

Carro passa por vários postes de energia derrubados pelos ventos do tufão Koinu .(Foto - Sean Chang/Metsul Meteorologia)

05deOutubrode2023ás11:11

Um tufão que atingiu Taiwan nas últimas horas gerou a terceira mais intensa rajada de vento já registrada pela meteorologia no mundo. O tufão castigou a ilha com ventos médios sustentados de 190 km/h e rajadas extraordinárias acima de 300 km/h, causando muitos estragos.

Uma estação meteorológica taiwanesa registrou uma rajada de vento de 342,7 k/h na ilha de Lanyu, a uma altitude de apenas 324 metros. É uma das mais intensas rajadas de vento já medidas em uma estação meteorológica de superfície na história mundial.

Segundo a MetSul, os únicos registros mais fortes na história são de 407,1 k/h em Barrow Island, Austrália, durante o ciclone tropical Olivia em 1996, e uma rajada de 371,7 km/h no Monte Washington, New Hampshire, Estados Unidos, em 12 de abril de 1934.

O tufão Koinu provocou uma morte e deixou centenas de milhares de casas sem energia. As autoridades confirmaram que uma mulher de 84 anos morreu em sua casa na cidade de Taichung, no Oeste, depois de ser ferida por vidros quebrados.

As autoridades fecharam escolas e escritórios na quinta-feira, antecipando o impacto de Koinu. As ruas encharcadas pela chuva ficaram desertas na quinta-feira nos condados de Taitung e Pingtung, no Sul de Taiwan, com ventos fortes derrubando placas de rua e arrancando telhados. Quase 300 pessoas ficaram feridas.