Última semana do ano terá temporais intensos no Brasil; São Paulo ativa gabinete de crise
Mudança no padrão do tempo amplia instabilidades e eleva risco de chuvas fortes em várias regiões do país
|
A última semana do ano começa com uma mudança no padrão do tempo em grande parte do Brasil, após dias marcados por calor intenso e predomínio de tempo aberto.
Durante a semana do Natal, a atuação de um bloqueio atmosférico manteve as temperaturas elevadas e favoreceu recordes de calor, inclusive na capital paulista, enquanto a chuva ficou mais concentrada no Sul do país.
Com o enfraquecimento desse bloqueio, as instabilidades atmosféricas ganham força e passam a se espalhar com mais facilidade, alcançando novas áreas já no início da última semana do ano.
Em São Paulo, por exemplo, na tarde de sábado (27), a Defesa Civil paulista emitiu alerta por meio de mensagem de emergência para chuva forte nas regiões central e norte da capital, além dos municípios de Elisiário e Catanduva, na região de São José do Rio Preto.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Diante da previsão de chuvas intensas durante o feriado de Ano Novo, o governo estadual decidiu mobilizar um gabinete de crise a partir de segunda-feira (29), com o objetivo de coordenar ações de prevenção e atendimento aos municípios.
Entre segunda (29) e terça-feira (30), a influência de um sistema meteorológico deve favorecer a ocorrência de chuvas fortes em todo o território paulista, com risco de tempestades severas, raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo de forma isolada.
Embora não sejam esperados grandes volumes acumulados, há potencial para transtornos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e ocorrências associadas a vento e descargas elétricas. A recomendação é de atenção redobrada e acompanhamento dos alertas oficiais.
Previsão para segunda-feira (29)