Fortes tempestades causam ataque de granizo gigante no RS

Pedras grandes foram acompanhadas de intensos raios no estado

|
Pedras de granizo que atingiram o município gaúcho de Barros Cassal.  (Foto - Silvia Ferrari Corte)

Pedras de granizo que atingiram o município gaúcho de Barros Cassal. (Foto - Silvia Ferrari Corte)

04deOutubrode2023ás09:45

O Rio Grande do Sul sofreu mais uma vez com as fortes chuvas. Diversas cidades do estado foram alvos de temporais severos, que provocaram muitos raios e queda de granizo gigante ontem (dia 3), segundo a MetSul.

Em algumas localidades, as pedras de granizo apresentaram grande diâmetro com danos em moradias e prédios. O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos possui quatro categorias para definir o tamanho de granizo: pequeno (menos de 2 centímetros), grande (2 cm a 4,5 cm), muito grande (4,5 cm a 7 cm) e gigante (maior que 7 cm). O granizo que caiu em alguns municípios gaúchos no final da quarta, assim, variou entre muito grande e gigante.

Os temporais mais fortes ocorreram em municípios do Oeste, Noroeste, Centro e o Norte do estado gaúcho até o final da terça. Os temporais vieram com chuva forte, abundante registro de raios e granizo de variado tamanho, médio a grande em diferentes cidades. A precipitação em algumas cidades passou dos 30 mm em curto intervalo.

Granizo gigante atingiu a cidade uruguaia de Artigas, que faz fronteira com a localidade gaúcha de Quaraí, no Oeste do Rio Grande do Sul. As pedras de gelo enormes que caíram por volta das 20h causaram estragos em grande número de telhados da cidade e outros pontos do departamento do Norte uruguaio.