Santa Catarina tem 135 cidades atingidas pelas fortes chuvas

Defesa Civil indica que a chuva volumosa deve retornar ao estado amanhã (dia 11)

|
Permanecem confirmadas duas mortes no estado, em decorrência das cheias, uma em Rio do Oeste e a outra em Palmeira. (Foto - Foto Roberto Zacarias / SECOM)

Permanecem confirmadas duas mortes no estado, em decorrência das cheias, uma em Rio do Oeste e a outra em Palmeira. (Foto - Foto Roberto Zacarias / SECOM)

10deOutubrode2023ás11:04

Santa Catarina tem 135 municípios com diversas ocorrências em virtude das fortes chuvas que atingem o estado desde a última semana. De acordo com boletim da Defesa Civil, 89 municípios decretaram situação de emergência. Permanecem confirmadas duas mortes no estado, em decorrência das cheias, uma em Rio do Oeste e a outra em Palmeira.

“O aviso com bastante antecedência ajudou a salvar a vida, o que é o mais importante e ajudou a salvar o patrimônio também. Agora é acolher essas famílias em casa de parentes, abrigos. Depois que baixar as águas vamos arregaçar as mangas juntos com prefeito e lideranças pra recuperar pontes, espaços públicos, dando todas as condições para reerguer”, frisou o governador Jorginho Mello.

Ontem (dia 9), com a melhora no clima, começaram os trabalhos de reconstrução e recuperação de vias interditadas em todo o estado. A situação mais crítica, no geral, ainda é o Vale do Itajaí - chuva extrema provocou enchente histórica na cidade de Taió. Todas as equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE) estão mobilizadas no atendimento à população e nos trabalhos de desobstrução e recuperação da malha rodoviária estadual.

O governo de Santa Catarina distribuiu 39.553 itens de assistência humanitária e todas as equipes de Segurança e Defesa Civil do Estado seguem de prontidão para atendimento às ocorrências e orientação da população. Até o momento, foram abertos 121 abrigos em 52 municípios. Há ainda 29 rodovias de Santa Catarina com problemas em consequência da chuva.