BNDES aprova linha de crédito de R$ 1 bilhão para cooperativas agropecuárias
Medida apoiará produtores rurais cooperados de todo o país, especialmente gaúchos, impactados por eventos climáticos
|
Objetivo é ampliar as opções de crédito para o setor, complementando os recursos disponibilizados via Plano Safra
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a criação de uma nova linha de capital de giro para cooperativas agropecuárias. A medida disponibilizará cerca de R$ 1 bilhão com recursos próprios do banco, sem aplicação de subvenção federal, e com opção de acesso aos recursos em dólar.
O objetivo é ampliar as opções de crédito para o setor, complementando os recursos disponibilizados via Plano Safra. As condições temporárias visam atender a cooperados de todo o país afetados pelos extremos climáticos durante a atual safra, assim como nas duas safras anteriores. A partir de abril de 2024, a linha irá operar com prazo de pagamento de até 2 anos e carência de até 6 meses.
Ofertada pelo BNDES por meio de sua rede de mais de 70 instituições financeiras credenciadas com atuação em todo o país, a Linha Crédito Cooperativas, a medida vai auxiliar especialmente aqueles do Rio Grande do Sul, impactados recentemente pela seca e por enchentes. A previsão é de que a solução esteja operando a partir do próximo dia 17.