Região Sul volta para o estado de alerta por conta das chuvas volumosas

Inmet emite alerta vermelho para Rio Grande do Sul e Santa Catarina

|
Até o momento, 89 municípios de Santa Catarina emitiram decretos de situação de emergência devido às chuvas registradas desde 3 de outubro. (Foto - Marco Favero / SECOM)

Até o momento, 89 municípios de Santa Catarina emitiram decretos de situação de emergência devido às chuvas registradas desde 3 de outubro. (Foto - Marco Favero / SECOM)

11deOutubrode2023ás09:22

A região Sul novamente está em alerta. A região mal começou a se recuperar dos impactos das últimas tempestades e vai sofrer com mais temporais.  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, de "grande perigo", para o oeste catarinense e o noroeste, sudoeste e centro-ocidental gaúcho.

Segundo o Inmet, o ar quente e úmido, associado à perturbação dos ventos em altitude e à passagem de uma frente fria, forma fortes áreas de instabilidade que vão provocar chuva forte, rajadas de vento acima de 80 km/h em algumas localidade e queda de granizo, especialmente, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina no decorrer de hoje. Os temporais devem durar até amanhã (dia 12), quando se deslocam para o Sudeste.

Será o terceiro episódio de chuva com altos volumes neste mês até agora no Sul do Brasil e consequência de uma frente fria.  No final de semana passado, enchentes e tempestades atingiram Santa Catarina, provocando duas mortes.

Amanhã (dia 12), uma massa de ar frio, associada a um sistema de alta pressão, empurra a frente fria e a instabilidade rapidamente avança para o Paraná, áreas de Mato Grosso do Sul e sul, leste, nordeste de São Paulo, incluindo a capital paulista, reforçando os temporais nestas áreas.

Os maiores acumulados de chuva são previstos entre a metade norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, variando entre 50 a 100 milímetros (mm), podendo superar 100 mm de forma pontual.

Na sexta-feira (dia 13), a massa de ar frio e seco afasta a instabilidade e as chuvas se concentram entre o norte do Paraná, leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, deixando o tempo instável com temporais localizados nestas áreas, podendo atingir, também, o sul de Goiás.

As temperaturas caem de forma acentuada, entre quinta e sábado, em áreas da Região Sul, com temperatura mínima em torno de 5°C na Campanha Gaúcha e nas serras Gaúcha e Catarinense, inclusive, com possibilidade de geada fraca e isolada em alguns municípios destas áreas no amanhecer da sexta e de sábado