El Niño afeta a produtividade da soja na região do Cerrado
Produtividade média fica muito aquém do seu potencial em anos do fenômeno
|Influência do fenômeno sobre a soja foi investigada em Planaltina (DF), região de Cerrado
Uma pesquisa da Embrapa aponta que El Niño afeta a produtividade da soja na região do Cerrado. Para chegar a tal conclusão, pesquisadores analisaram a influência do fenômeno sobre a soja semeada em Planaltina (DF), região de Cerrado, e detectaram que há efeitos do fenômeno na produtividade da cultura, em datas específicas do ano.
Estudos anteriores já indicavam impactos na maior ou menor ocorrência de chuvas nas Regiões Sul e Norte do País, mas os efeitos sobre o Brasil Central ainda eram desconhecidos ou considerados ausentes ou mínimos.
No estudo, os anos analisados, segundo a presença ou não do fenômeno, foram agrupados em cinco tipos:
- El Niño;
- Fim de El Niño;
- Neutro;
- Início de La Niña;
- La Niña.
Produtividade média
Segundo Alfredo Luiz, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e um dos autores do trabalho, foi possível observar que nos anos de El Niño a produtividade média da soja semeada nos meses de setembro e outubro ficam muito aquém do seu potencial e do patamar alcançado, nessas mesmas datas de semeadura, nos anos em que o fenômeno não está presente.
“Existem diversos índices criados pelos pesquisadores para o monitoramento desse fenômeno. Como o efeito não é o mesmo sobre as várias regiões afetadas, é preciso que se estude com detalhe como e quando o El Niño age sobre as variáveis climáticas de cada local e como isso pode afetar as atividades agrícolas”, enfatiza Luiz.