Carro movido a etanol no Brasil emite menos CO2 que elétrico na Europa
Teste dinâmico considerou também o tipo de matriz energética de cada região
|O etanol é um forte aliado na redução das emissões de CO2 no Brasil. (foto - divulgação)
Os carros movidos a etanol no Brasil emitem menos CO2 do que os carros elétricos na Europa. A frase pode surpreender por ir contra o senso comum, mas é o resultado de um estudo que comparou fontes de energia para veículos de passeio.
A empresa Stellantis simulou em teste dinâmico um veículo quando alimentado com quatro fontes distintas de energia, a fim de mensurar a emissão total de CO2 em cada situação.
O automóvel foi abastecido com etanol e comparado em tempo real com a mesma situação de rodagem: com gasolina tipo C (E27); 100% elétrico (BEV), abastecido na matriz energética brasileira (principalmente de hidrelétricas), e 100% elétrico (BEV) abastecido na matriz energética europeia (por combustíveis fósseis e usinas nucleares).
Na comparação, foram consideradas não apenas a emissão de CO2 associada à propulsão do veículo, mas as emissões correspondentes à produção do combustível ou geração da energia utilizada, considerando o ciclo de vida do veículo.
Nesta metodologia de análise está incluído o conceito do "berço ao túmulo", que considera o ciclo de vida completo do automóvel.
Durante o teste comparativo, o veículo percorreu 240,49 km.
Qual modelo de veículo emite menos CO2 equivalente?
- Gasolina (E27): 60,64 kg CO2eq
- 100% elétrico (BEV) com energia europeia: 30,41 kg CO2eq
- Etanol (E100): 25,79 kg CO2eq
- 100% elétrico (BEV) com energia brasileira: 21,45 kg CO2eq
“Os resultados comprovam as vantagens comparativas da matriz energética brasileira, principalmente a importância dos biocombustíveis para uma mobilidade mais sustentável”, analisou Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul.
Quando considerado o saldo de emissões de todo o ciclo, o veículo movido a etanol apresenta vantagens inclusive em comparação com um veículo elétrico à bateria abastecido com energia gerada na Europa, consideradas as características da matriz energética europeia.