Carro movido a etanol no Brasil emite menos CO2 que elétrico na Europa

Teste dinâmico considerou também o tipo de matriz energética de cada região

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O etanol é um forte aliado na redução das emissões de CO2 no Brasil. (foto - divulgação)

O etanol é um forte aliado na redução das emissões de CO2 no Brasil. (foto - divulgação)

01deNovembrode2023ás12:50

Os carros movidos a etanol no Brasil emitem menos CO2 do que os carros elétricos na Europa. A frase pode surpreender por ir contra o senso comum, mas é o resultado de um estudo que comparou fontes de energia para veículos de passeio.

A empresa Stellantis simulou em teste dinâmico um veículo quando alimentado com quatro fontes distintas de energia, a fim de mensurar a emissão total de CO2 em cada situação.

O automóvel foi abastecido com etanol e comparado em tempo real com a mesma situação de rodagem: com gasolina tipo C (E27); 100% elétrico (BEV), abastecido na matriz energética brasileira (principalmente de hidrelétricas), e 100% elétrico (BEV) abastecido na matriz energética europeia (por combustíveis fósseis e usinas nucleares).

Na comparação, foram consideradas não apenas a emissão de CO2 associada à propulsão do veículo, mas as emissões correspondentes à produção do combustível ou geração da energia utilizada, considerando o ciclo de vida do veículo.

Nesta metodologia de análise está incluído o conceito do "berço ao túmulo", que considera o ciclo de vida completo do automóvel.

Durante o teste comparativo, o veículo percorreu 240,49 km.

Qual modelo de veículo emite menos CO2 equivalente?

  • Gasolina (E27): 60,64 kg CO2eq
  • 100% elétrico (BEV) com energia europeia: 30,41 kg CO2eq
  • Etanol (E100): 25,79 kg CO2eq
  • 100% elétrico (BEV) com energia brasileira: 21,45 kg CO2eq

“Os resultados comprovam as vantagens comparativas da matriz energética brasileira, principalmente a importância dos biocombustíveis para uma mobilidade mais sustentável”, analisou Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Quando considerado o saldo de emissões de todo o ciclo, o veículo movido a etanol apresenta vantagens inclusive em comparação com um veículo elétrico à bateria abastecido com energia gerada na Europa, consideradas as características da matriz energética europeia.