Novo ciclone extratropical castigará Centro-Sul com força durante o feriado

RS, SC e Paraná serão mais afetados, mas tempestades alcançarão até a Bahia

|
MetSul prevê acumulados de 250 mm de chuva e ventos acima dos 120 km/h em algumas área da região Sul. (foto - ilustrativa)

MetSul prevê acumulados de 250 mm de chuva e ventos acima dos 120 km/h em algumas área da região Sul. (foto - ilustrativa)

01deNovembrode2023ás18:12

Um novo ciclone extratropical marcará o clima durante o feriado prolongado no Brasil, especialmente na metade Sul do país.

O fenômeno estará próximo aos litorais do Uruguai e do Rio Grande do Sul, levando uma nova onda de tempestades e vento muito forte a intenso.

O quinto ciclone extratropical da temporada será um dos mais intensos do ano até agora, mesmo em comparação com os ocorridos desde junho, que deixaram dezenas de vítimas fatais e muita destruição nos estados da Região Sul.

Os ciclones extratropicais se formam a partir do encontro de massas de ar quente e frio, o que é mais normal no inverno que em novembro.

Contudo, uma massa de ar frio já avança pelo Norte da Argentina para encontrar-se com ar quente e úmido no litoral gaúcho para alterar drasticamente o clima.

Cronograma do ciclone

Na sexta, no começo do dia, a baixa pressão estará sobre o Rio Grande do Sul como o ciclone extratropical entre o Chuí e Rio Grande, sobre o Oceano Atlântico.