Mudança climática motiva 93% dos produtores europeus a investir em tecnologia
Agritechnica divulga estudo sobre principais demandas das fazendas na Europa
|O estudo foi apresentado por Lothar Hövelmann, Diretor Executivo da DLG, e aponta que 93% dos agricultores europeus planejam investir em novos equipamentos nos próximos dois anos.
Dois anos seguidos de secas acima do normal na Europa acenderam o alerta dos produtores locais para necessidade de adaptação a novos padrões de clima por meio de investimentos em tecnologias e equipamentos.
Essa é uma das conclusões da pesquisa “Short Study AgriFuture Insights”, divulgado pela DLG (Sociedade Alemã de Agricultura) como preparação para a feira Agritechnica, que ocorre entre 12 e 18 de novembro.
Reconhecido como um dos maiores do planeta no setor de maquinários agrícolas, o evento ocorrerá a partir do próximo final de semana em Hanover, na Alemanha, com cobertura exclusiva do Agrofy News.
O estudo foi apresentado por Lothar Hövelmann, Diretor Executivo da DLG, e aponta que 93% dos agricultores europeus planejam investir em novos equipamentos nos próximos dois anos.
Segundo ele, os produtores rurais da Europa pretendem estar prontos para desafios como a gestão da água, novos métodos de cultivo e uso mais eficiente de insumos.
“Nos últimos anos, o número de fenômenos meteorológicos extremos aumentou em muitas regiões do mundo. No momento, a Terra está passando pelo período de três meses mais quente já registrado, com temperaturas da superfície do mar sem precedentes e muitos fenômenos meteorológicos extremos”, disse.
De acordo com ele, agosto de 2023 foi cerca de 1,5 °C mais quente do que a média pré-industrial e os últimos nove verões foram os mais quentes já registrados.
“Apesar do período frio e chuvoso em julho, o verão de 2023 também reafirma, infelizmente, o aumento da temperatura”, disse.
Para o executivo da Sociedade Alemã de Agricultura, esta situação conduz a incertezas cada vez maiores nos níveis de rendimento e na qualidade dos produtos agrícolas.
“As medidas operacionais de adaptação às mudanças climáticas, como as medidas de irrigação, aumentarão os custos de produção a longo prazo”, avaliou.
Intenções de investimento
Em agosto de 2023, a DLG entrevistou mais de 2.300 agricultores de diferentes países da Europa sobre o ambiente de negócios e intenções de investimento.
A maioria das fazendas produtoras agrícolas vê sua situação operacional como boa, mas o ambiente de negócios futuro como mediano.