Petrobras refina 100% de óleo de soja pela primeira vez

Objetivo é produzir insumos petroquímicos e combustíveis renováveis

|
Os teores de concentração de BTX identificados também atendem aos níveis exigidos para formular gasolinas de desempenho alto, praticamente isentas de enxofre.  (Foto - Fernando Frazão/Ag. Brasil)

Os teores de concentração de BTX identificados também atendem aos níveis exigidos para formular gasolinas de desempenho alto, praticamente isentas de enxofre. (Foto - Fernando Frazão/Ag. Brasil)

09deNovembrode2023ás09:40

A Petrobras informou que a Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR) processou 100% de óleo de soja em uma unidade de refino industrial pela primeira vez. Quem está por trás da tecnologia é o Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (Cenpes) da estatal. A partir de matérias-primas renováveis vai ser possível gerar produtos petroquímicos totalmente renováveis.

O intuito é que a refinaria, que fica na cidade de Rio Grande (RS), produza insumos petroquímicos e combustíveis renováveis como GLP, combustíveis marítimos, propeno e bioaromáticos (BTX – benzeno, tolueno e xileno), usados nas indústrias da borracha sintética, nylon e PVC. Os teores de concentração de BTX identificados também atendem aos níveis exigidos para formular gasolinas de desempenho alto, praticamente isentas de enxofre.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a companhia tem como uma de suas prioridades a transição energética.