Semana de extremos terá calor acima de 45º graus, enchentes e tempestades

Temperatura pode ser histórica no Centro do Brasil, enquanto a região Sul sofre com as chuvas

|
Serão vários dias com máximas extremas e com potencial de quebra de recordes. (Foto - Governo/MS)

Serão vários dias com máximas extremas e com potencial de quebra de recordes. (Foto - Governo/MS)

13deNovembrode2023ás09:04

A semana que começa será marcada por extremos históricos no Brasil, segundo previsão da MetSul Metereologia.

Em um período já marcado por muitos extremos com o El Niño, esta semana será histórica em eventos meteorológicos com uma brutal onda de calor que trará temperaturas jamais vistas em parte do país enquanto o Sul sofrerá com tempestades e volumes excessivos de chuva com enchentes.

O calor será o grande protagonista da semana no Brasil. A temperatura vai alcançar marcas tão altas, que a onda de calor se inserirá como um dos eventos mais extremos de temperatura já observados no território brasileiros desde os primeiros registros meteorológicos incipientes no século 19.

O calor aumenta muito nesta semana no Centro do Brasil com máximas de 43ºC a 45ºC e isoladamente superiores. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Campo Grande e Belo Horizonte podem ter as suas maiores máximas desde o começo dos registros há um século ou mais. Serão vários dias com máximas extremas e com potencial de quebra de recordes.

Os dados indicam a possibilidade de máximas de até 38ºC a 40ºC na capital paulista, o que seria recorde desde o começo dos registros em 1943, e de até 45ºC ou mais na cidade do Rio de Janeiro nas medições do Alerta Rio. Belo Horizonte, que jamais chegou a 39ºC, pode atingir ou passar dos 40ºC.