Brasil tem quarta com risco de temporais, chuva forte e contrastes de tempo
Corredor de umidade que vai da Amazônia até o Sudeste mantém clima ameno em algumas regiões, mas provoca chuvas intensas com raios em outras áreas
|
Nesta quarta-feira (21), o Brasil deve viver mais um dia de clima bastante variado de norte a sul, o que é típico nesta estação do ano.
Um sistema atmosférico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é um corredor de umidade que se estende da Amazônia até o Sudeste, segue influenciando o tempo sobre grande parte do território, resultando em chuvas volumosas, risco de temporais, raios e ventania, especialmente no Centro-Oeste, Norte e parte do Sudeste e Nordeste.
Ao mesmo tempo, informa os meteorologistas do Climatempo, o Sul experimenta clima mais ameno, com a chuva perdendo a força e períodos de tempo firme.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
>> ENCONTRE PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA O AGRO NO AGROFY MARKET
Região Norte
No Norte do país, a instabilidade segue insistente, com céu nublado, pancadas de chuva moderadas a fortes e risco de temporais em estados como Amazonas, Pará, Rondônia, Acre e Tocantins.
A influência da ZCAS mantém o ar carregado de umidade, o que aciona alertas meteorológicos para chuva intensa e ventos fortes ao longo do dia.
Temperaturas estimadas:
• Mínimas de 24°C e máximas de 33°C.